HOME

/

Espetáculos / Leandro, Rei da Helíria

Leandro, Rei da Helíria

Leandro, Rei da Helíria

de Alice Vieira

Tudo se passou no reino de Helíria, há muitos anos atrás. Leandro, rei de Helíria, teve um sonho muito estranho… Segundo ele, um “recado dos Deuses”! Estes querem que Leandro deixe de reinar.

 

Tendo o rei três filhas – Amarílis, Hortênsia e Violeta – resolve entregar o reino à filha que demonstrar ter maior amor por ele.

 

«Quero-vos como a comida quer ao sal», assim definiu a princesa Violeta o seu amor pelo pai. Leandro, não percebendo o significado das palavras da filha, acaba por tomar a pior das decisões... Vem, não muito mais tarde, a arrepender-se, percebendo que Violeta seria a única merecedora da sua generosidade.

 

Vitima do próprio orgulho e castigado pela sua cegueira, o rei expia as culpas mergulhando na miséria, ainda que sempre acompanhado pelo seu fiel bobo.

 

Por fim, passados anos, reencontra Violeta que lhe demonstra com um banquete “especial”, o verdadeiro significado das palavras usadas no passado.

 

Uma bela história de tradição popular, com um enredo em muitos aspetos semelhantes ao de “Rei Lear” de Shakespeare. Uma história onde se fala de amor, de ingratidão, de sonhos, de remorsos, de longas viagens de aprendizagem e de muito mais…


Duração: 85Min   
Faixa Etária: M/6
Representações: Lisboa, Porto e Braga

 

 

FICHA TÉCNICA

-

De: Alice Vieira
Com: Carina Paquete, Carlos Paiva, Cátia Marinho, Eduardo Ribeiro, Filipa Giovanni, João Cruz, Miguel Ferraria e Tiago d'Almeida
Luz/Som: Gonçalo Oliveira
Adereços/Cenografia: Bruno Cunha, Carlos Paiva
Figurinos: Bruno Cunha, Patrícia Roque
Mestra: Eduarda Mendes 
Produção Executiva: Patrícia Roque
Encenação: Bruno Cunha 

 

Fotografias pelos Alunos de Fotografia da Turma 2015/2016 da Escola Profissional Magestil

Leandro, Rei da Helíria
"Excelentes interpretações com expressividade e sentimento. Gostei do cenário apropriado e simples, apreciei a fidelidade ao texto, fundamental para a análise do texto na aula. Parabéns pelo excelente trabalho e equipa!" Prof.ª Teresa Miranda, Agrupamento de Escolas Ibn Mucana

"Achei o espetáculo muito bom! Gostei imenso dos cenários, dos adereços e, sobretudo, dos atores! Foram fiéis ao texto e conseguiram cativar o público. Trata-se de um texto com bastante humor e que conseguiram passar ao público." Prof.ª Elisabete Rainho, Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade